quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Homenagens 2O(ICD)


Pois é... Outubro vai passando... ... A chuva vem e passa ...  Mas ainda não passaram todas as coisas... Isto me traz à lembrança aquele distante outubro chuvoso. Eu não tava aqui... Eu  tava lá naquela cidade ...À beira-mar... E eu trabalhava no  Centrão do Rio, naquela área chamada de Castelo, e na hora do almoço, eu ia fazer a sesta na Cinelândia... Mesmo chovendo, eu ficava lá sentada nos bancos daquela praça e eles passavam... Eles? Os alunos... E ele também passava .. .Ele? Os alunos sempre o cumprimentavam assim:
E aê... Velho Mestre?!*... 
E o velho mestre passava... 
Tateando seus caminhos, 
com um velho chapéu de chuva... 
Sempre sorrindo... E sempre olhando o céu!... 
E o ceuhuh?! Sempre o ceuhuh!... 
O céu  estava sempre engraçadamente azul!... 
E o velho mestre passava, tateando seus direitos, 
com um velho jeito de chuva... 
Sempre sorrindo... E sempre olhando o céu... 
E o ceuhuh?!  Sempre o ceuhuh!...
O céu estava sempre engraçadamente azul!... 
E o velho mestre  passava... 
Tateando sua solidão, 
com uma velha alma de chuva...
Mas sempre sorrindo... Mas sempre olhando o céu...  
 Mas e o ceuhuh?! Sempre o ceuhuh!... 
O céu estava sempre engraçadamente azul!... 
E, os seus  ex-alunos passavam de camiseta azul de verão 
e discutiam o poder e a educação... 
É... Tem chovido bastante por esses anos!... 
E o velho mestre tem passado... 
E tem tateado a sua velha vida de chuva... 
Tem sorrido e olhado muito o céu! 
E o ceuhuh?!... Sempre o  ceuhuh!...
O céu está estranhamente azul!!...
*-Referência a professor aposentado da rede estadual de ensino do estado do RJ, antigo morador da Cinelândia, nos anos 1980.
 Izabel Cristina Dutra – produção original em RJ, 1988 – Reescrito em JF, outubro 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário